segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Filosofia Clínica e dentistas.

Olá!

Estava lendo um artigo sobre consultórios dentários e a maneira de atender os clientes e lembrei-me quando estive no dentista uns três meses atrás.
Ou melhor, em dois dentistas. Um deles fez a parte de obturação e o segundo, uma dentista ,  a parte de canal.

O dentista que fez a parte de restauração, apesar de ser um bom profissional, a sua linguagem era insuficiente para tranquilizar o paciente (no caso este subscritor). Enquanto o dito cujo me "torturava" com aquele motorzinho sem dó , eu ficava imaginando como o meu sofrimento (subjetivo) poderia ter sido atenuado, caso ele fosse também um especialista em Filosofia Clínica. Ele poderia utilizar alguns submodos como: 

a) roteirizar : primeiro vou tirar a obturação velha, depois vou limpar, logo em seguida secarei o local e fecharei com o curativo.

b) retroação: a cárie atingiu uma parte do dente. Esta parte fica à esquerda, perto da gengiva. O dente é o de nº 12. Vamos aplicar uma anestesia. Após uns 2 minutos o dente estará todo anestesiado. Vou retirar a cárie e fazer a obturação nova. Quando acabar a anestesia o dente estará novo.

c) recíproca de inversão: "meu paciente está se borrando de medo e deve estar pensando assim 'doutor, não posso nem ver essa máquina na minha frente que minhas pernas tremem sem parar. Será que vai doer e coisa e tal. Putz! Esse dentista parece não ter interioridade e coisa e tal..."

Bom, teve um dente que necessitou fazer o canal. Então procurei uma dentista especialista em endodontia ( que trata o canal). Ela utilizou todos estes submodos e mais alguns, como por exemplo o deslocamento longo + inform.dirigida+roteirizar: "na hora que você sair daqui e chegar na sua casa, caso tenha dor, compre o remédio Neolsadina e tome um comprimido que a dor passará em três horas. Talvez tenha dor no primeiro, segundo dia, mas no terceiro não terá mais. Se tiver me procure.

Quanto sofrimento essa dentista me poupou. É mais que óbvio que ela conquistou um cliente de carteirinha (eu) e para a vida inteira.
O primeiro dentista, nunca mais.

Um abraço.
Garcia
Rib.Preto/SP.

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